PROJECTO (RE)DESCOBRIR   2 comments

Data de 26 de Novembro de 2007 o primeiro contacto da turma de História Contemporânea de Portugal (UTIS) com a Biblioteca Municipal. Nesse dia visitamos a exposição sobre Anselmo Braancamp Freire e assistimos a uma conferência que a Dra. Teresa Lopes tinha preparada para nós. Pudemos observar de perto e manipular muitos documentos da época da 1ª República, que é o período que está a ser estudado.
Nesse dia, o aluno Custódio, correspondeu a um anseio da Biblioteca, que foi identificar a familia do scalabitano  e grande republicano Manuel António das Neves.
Na sequência dessa visita recebemos o convite da Dr. Tersa para iniciarmos um projecto de visualização de fotografias, das muitas existentes na Biblioteca, pertencentes ao espólio Sequeira e outros.
Aceitamos e dispusemo-nos a colaborar na identificaçõa dos retratados, pelo que a UTIS oficializou esta parceria. E nasceu o Projecto (Re)Descobrir.
Já por duas vezes fomos recebidos na sala de trabalho de Braancamp Freire para ver fotografias da década de 50 do século passado.
Nem sempre é fácil, mas com a ajuda de todos (sem esquecer a nossa convidada D. Laura Casimiro) muitas personagens da história da cidade têm sido reconhecidas: Dr. Jacob, Bernardo Figueiredo, capitão Varela Santos, D. Manuela Graça, Francisco Leitão, Dr. Terra… e muitos outros.
A próxima sessão está agendada para o dia 14 de Abril, com satisfação dos que amam a nossa cidade e gostam de reviver o passado.
 
M. Alzira Almeida
 
 

Posted 11/03/2008 by utisantarem in TUNA DA UTIS

2 responses to “PROJECTO (RE)DESCOBRIR

Subscribe to comments with RSS.

  1. Muito boa ideia! Parabéns!
    Ana

  2. Que beleza! parabéns pelo entusiasmo e pela relevância dos projetos produzidos por vocês. Na condição de compatrício, aproximando-se da melhoridade, me congratulo com todos pela iniciativa do Projeto Re-Descobrir e pela excelência dos seus objetivos. Minha abordagem profissional é a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers e, aqui no Brasil, privilegiamos este víés teórico nos estudos de Gerontologia; o que  me trazido muito crescimento profissional e pessoal.  Grato a todos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: