WORSHOP “ESCRITA DE FICÇÃO”   Leave a comment

 

Nova imagem (1)

Teve lugar hoje, no auditório da Casa do Brasil, a última das 4 sessões do Workshop “Escrita de Ficção”. Esta iniciativa resultou de uma “deixa” do Dr. Francisco Moita Flores, durante a cerimónia oficial de abertura do presente ano lectivo da UTIS, relativamente às saudades que sentia das aulas e dos seus alunos.

Tal oportunidade foi imediatamente aproveitada e, abertas as inscrições, logo se registou uma forte adesão. Posteriormente, foi marcado o calendário compatível com as suas disponibilidades.

A simplicidade do discurso, os exemplos peculiares e as metáforas utilizadas vieram trazer à compreensão de todos que afinal a escrita não era uma coisa de iluminados, antes pelo contrário. Desde que a história fosse boa, valia a pena ser passada ao papel.

O entusiasmo foi total e muitos foram aqueles que perderam o medo e hoje mesmo lhe entregaram esboços de um trabalho, certamente modesto, mas feito com todo o entusiasmo e carinho que ele nos transmitiu que qualquer história devia traduzir.

Os conselhos do mestre para uma boa escrita, remeteram-nos sempre para algumas palavras que se repetiram ao longo das sessões: simplicidade, humildade, singeleza, espírito de autocrítica, etc. Foi grato verificar que a forma como o trabalho desenvolvido pelo professor, revelou isso mesmo, conseguindo capatAr a nossa atenção da primeira á última palavra – quando a fonte é boa, a água bebe-se com prazer.

Mas em todos ficou uma certeza: se não saímos deste workshop feito escritores, ele teve o mérito de nos fazer olhar para os livros, vermos um filme ou assistirmos à nossa série de televisão favorita com uma sensibilidade totalmente diferente.

Devido a um problema técnico que nos impossibilitou de visionar alguns excertos de filmes e novelas da sua autoria, o Professor Moita Flores, brindou-nos hoje com uma intervenção brilhante ácerca do que é ser velho e da temível conotação de ser da terceira idade. Também todos nós que frequentamos a UTIS comungámos da mesma opinião querendo ser activos e úteis enquanto a vida nos permitir, sentindo-nos sempre muito bem com os nossos cabelos brancos.

No encerramento, deixou no ar a hipótese de efectuar para o próximo ano lectivo um segundo workhsop. Muito bem professor, marque as datas que alunos não lhe vão faltar.

 

Posted 21/04/2008 by utisantarem in EVENTOS ACADÉMICOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: