PROJECTO AMBI/UTIS   Leave a comment

O Projecto AmbiUTIS.

 

O Projecto AmbiUTIS iniciou-se em meados de Fevereiro, no âmbito do Estágio IV das estudantes, Ana Tristão, Andreia Barbosa e Catarina Guedes, do curso de Animação Cultural e Educação Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém.

Ao longo deste semestre realizámos seis actividades, sendo as três principais:

ü  FormaçãoO que posso fazer pelo Ambiente?

Desta formação podemos referir que os/as alunos aderiram (participaram 38), sendo que a ideia chave foi a de que o Homem deve ter um comportamento mais cívico e cumprir no mínimo a regra dos 3”r”, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

ü  VisitaA Beleza do Ambiente.

Na visita os/as alunos/as puderam observar o processo para tornar o nosso Ambiente mais bonito e com mais qualidade. Na AUSTRA (Alcanena) visitaram o aterro de resíduos sólidos industriais, de lamas e a ETAR percebendo o funcionamento de tudo isto. No Centro de Ciência Viva (Olhos de Água) descobriram e observaram a fauna e a flora que nos rodeia. No percurso pedestre encontramos uma orquídea selvagem.

 

ü  DesfileModaRecicla.

Um dos objectivos do desfile era o de demonstrar a versatilidade dos materiais utilizados pelos/as alunos/as e foi atingido a 100%, segundo a avaliação realizada no fim da actividade.

Existiu cooperação e entre-ajuda no/as modelo/as que participaram, sendo que o resultado final ficou à vista de todos, tal como se pode observar nas fotografias aqui presentes.

 

 

Este projecto, teve como principais objectivos:

·      Educar para o Ambiente;

·      Promover a interacção entre a comunidade da UTIS e a comunidade local.

 

Para além, destas actividades também realizamos três formações em parceria com a Câmara Municipal de Santarém: Projecto Rios, Dejectos Caninos e Reciclagem. Os/as alunos/as gostaram destas formações, uma vez, que eram dadas por pessoas formadas na área e que falavam concretamente dos assuntos tratados, tornando assim, um diálogo mais produtivo.

Agora para terminar, gostaríamos que os/as alunos/as colaborassem no preenchimento da Árvore de Avaliação que se encontra na UTIS, no sentido de fazermos a avaliação global das actividades realizadas e da nossa intervenção.

Nesta Árvore pretendemos que os/as alunos/as escrevam nas folhas os aspectos positivos do Projecto, no tronco os negativos e na raiz sugestões de actividades que poderão ser realizadas.

 

 

As estagiárias

Ana Tristão

Andreia Barbosa

Catarina Guedes    

Posted 10/06/2010 by utisantarem in EVENTOS ACADÉMICOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: