LINDA COSTA   Leave a comment

A Lenda da Lagoa do Congro

Realizado por Deolinda da Costa Saraiva

Disciplina: Educação Ambiental

Docente: Engª Emília Leitão

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Povo chamava-lhe a Lagoa do Congro. Não se avistava da estrada principal. A densidade da floresta há muito que engolira aquela Lagoa, que só era possível vislumbrar, quando se descia a ladeira de pedras e cascos de madeira, fazendo um equilíbrio para não tombar e assim puder usufruir daquela Lagoa de pequena dimensão e grande beleza. Leonor sabia a história de cor! Com o rosto marcado pelos anos, já cansada e gasta, sentava-se naquele carreiro e ficava a olhar as árvores esguias que pareciam subir até ao céu. O sol que rompia entre as árvores “criptomérias” reflectia na água e o vento transportava o eco da canção que Leonor construiu dentro de si para conformação do sofrimento da sua alma.

Também ela, tal como a “Lenda da Lagoa Do Congro”, viveu o seu primeiro amor que foi interrompido por uma separação forçada e que nunca mais voltou.

A princesa da Lagoa do Congro também ali viveu o seu primeiro amor e a sua história era também a dela. O vento que soprava devagarinho deixava no ar a música e dentro de si Leonor construiu as palavras que todos os dias a levavam até aquela Lagoa que, no meio da gigantesca Montanha, era um imaginário celestial cantada pelas “criptomérias” que Leonor não se cansava naquele silêncio de entoar baixinho:

 “ Porque choras Leonor?

O passado não volta

O teu choro é de menina tonta

Não chores! Recorda

Com alegria esse amor.

Não chores Leonor!”

Ergueu-se, alisou a saia e em passos miúdos subiu a ladeira até á estrada principal, que a levava a casa onde a solidão há muito era sua companheira.

Olhou pela última vez a montanha e viu espelhada nas águas paradas da lagoa o rosto da princesa que, conta a lenda, aparecia para conformação dos que a visitavam e de amor sofriam.

Limpou as lágrimas e sorriu!

Posted 18/03/2011 by utisantarem in Trabalhos dos Alunos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: