FESTIVAL DE TEATRO DAS UNIVERSIDADES SÉNIORES   Leave a comment

Relativamente ao Festival de Teatro das Universidades Seniores que a nossa Universidade teve a responsabilidade de organizar, o Jornal "O MIRANTE", inseriu na sua rubrica Cultura e Lazer, o artigo que a seguir se transcreve:

II Festival de Teatro das Universidades Seniores realizou-se na cidade
Rotundas de Santarém inspiram peça de teatro

 

Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos

Dão-se os últimos retoques na maquilhagem. Revêem-se falas e deixas. O nervoso miudinho que antecede a actuação da turma de teatro da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) é evidente. Os actores não estão habituados a estas andanças. As aulas de teatro são um complemento para preencher o tempo livre, cada vez maior após a reforma.

O grupo da UTIS aproveitou o segundo Festival de Teatro que se realizou no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, para criticar e parodiar as dezenas de rotundas construídas na cidade, os seus formatos e decorações. A sala de espectáculos do Teatro Sá da Bandeira foi pequena para acolher os mais de 250 espectadores que na tarde de quinta-feira, 12 de Março, quiseram assistir à maratona de teatro.

A Constança Pascoalinho calhou-lhe representar o papel de rotunda junto a uma das entradas para o CNEMA. Na cabeça leva um chapéu preto sem nada e com uma inclinação acentuada. Tal como a rotunda de acesso à entrada sul da cidade. A conhecida rotunda do hipermercado Modelo, na zona de Vale de Estacas, foi outra das visadas pelas várias mudanças que já sofreu ao longo dos tempos.

Aos 64 anos Constança Pascoalinho viu na UTIS um escape para o excesso de tempo livre que aumentou consideravelmente com a reforma. Após cerca de quatro décadas a dar aulas é ela agora que está no papel de aluna. Tem aulas de Inglês, História, Informática e Pintura.

“Vivo sozinha e começava a sentir-me sozinha em casa. Não tinha um grupo de amigos com quem conviver, por isso decidi vir para a UTIS. Aqui sinto-me útil, continuo a aprender e tenho um grupo de amigos com quem convivo. A Universidade Sénior é muito salutar”, explica enquanto ajeita o vestido.

Todos os alunos concordam que frequentar a Universidade Sénior é como uma terapia. É o caso de Carlos Neves. Antigo engenheiro técnico agrário ficou sem saber o que fazer quando se reformou. Há um ano decidiu, em conjunto com a esposa, tornar-se aluno da UTIS. “Vim distrair-me, conviver com as pessoas, para aliviar o cérebro e também para não morrer estúpido”, conta o actor de 67 anos que vai desempenhar o papel de rotunda do Modelo.

Nos primeiros dois anos de reforma Rogério Ferreira devorou o seu espólio bibliotecário. O antigo bancário começou a perceber que tinha que arranjar uma actividade para se entreter. Habituado a lidar com pessoas diariamente sentia falta de comunicar. Confessa ter sido através de O MIRANTE que soube da existência da Universidade Sénior que abriu em Almeirim há cerca de nove anos e onde se inscreveu imediatamente.

Actualmente concilia as aulas nas Universidades de Almeirim e Santarém. “Nunca pensei vir a fazer as coisas que faço hoje em dia como pintar, cantar ou representar. A Universidade funciona como uma terapia onde relaxamos e ao mesmo tempo liberta-nos de todos os medos e pudores”, refere.

A UTIS conta actualmente com cerca de 250 alunos com idades acima dos 55 anos que participam em várias disciplinas. O II Festival de Teatro contou ainda com a actuação dos grupos de teatro das Universidades Seniores de Almada, Beja, Sintra e Gondomar.

Posted 22/03/2009 by utisantarem in TUNA DA UTIS

Deixe um comentário